Minha lista de blogs

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Semana Pedagógica: reunião na escola



No dia 18 de fevereiro retomaremos nossas atividades pedagógicas. É mais um ano letivo que se inicia e que traz consigo novos anseios, esperanças, expectativas e desejos de mudanças reais. Nos últimos anos, temos enfrentado vários problemas, que prejudicam todo e qualquer planejamento realizado - a começar pela falta de professores de determinadas disciplinas, materiais de apoio [como os livros didáticos], merenda, transporte escolar e até água. Então, o que fazemos é tentar “apagar incêndios”, correr atrás de prejuízos provocados por situações variadas do cotidiano, pelas demandas inesperadas, tendo que respondermos rapidamente a elas de tal forma que não temos tempo de pensar, de planejar. Todas as faltas citadas levam, desde o início, à falta de credibilidade na escola - tanto por parte dos alunos, quanto dos pais e profissionais que dela fazem parte. Por isso, o ideal é iniciarmos o ano letivo com toda essa estrutura básica preparada para recebermos nossos alunos.

Na nossa primeira reunião anual (2013) no Centro de Educação Rural Alfredo Mesquita Filho, fomos orientados a repensar alguns pontos importantes do nosso Projeto Político Pedagógico, que devem ser analisados, discutidos e reavaliados pelo grupo: Qual a missão da escola? Qual a sua visão de futuro? Ora, compreender a missão da escola diante da complexidade social vivenciada atualmente torna-se essencial para avaliar sua tarefa diante de tantas transformações [sociais e culturais] e de suas implicações no processo educativo. Penso que a nossa missão como escola é proporcionar um ensino de qualidade, que garanta inclusão, acesso e permanência, promovendo uma aprendizagem significativa para a vida. Queremos proporcionar a formação de sujeitos participativos, criativos, responsáveis, capazes de interagir socialmente com responsabilidade ética e ambiental na construção de nossa história. Seguindo essa linha de pensamento, a escola tem o compromisso de respeitar os saberes dos alunos aproveitando suas experiências, discutindo suas realidades, associando seus saberes com os saberes curriculares, resgatando e valorizando suas diversidades culturais como forma de enriquecer conhecimentos na eterna e constante dialética do ensinar e aprender. Frente a essa missão nossa visão de futuro é sermos reconhecidos como referência em educação de qualidade, comprometidos com a formação de cidadãos críticos, éticos, responsáveis, conscientes e capazes de cumprir com responsabilidades sociais, respeitando a diversidade, as diferenças e o meio ambiente.

Por fim, temos de organizar também um cronograma de leitura e aperfeiçoamento do nosso Projeto Político Pedagógico, do Regimento Interno Escolar, do Conselho Escolar e do Caixa Escolar. São ações relevantes pois o bom funcionamento da unidade escolar depende de toda essa estrutura interna, o que resultará certamente em melhor rendimento e  aprendizagem de nossos alunos. Que tenhamos dias melhores na educação macaibense.



Um comentário:

Márcia disse...

Caros professores do CERU.
Concordo com os pontos abordados e comprometo-me a colaborar com a Educação Pública de Macaíba. Temos muito a fazer, mas dando um passo de cada vez conseguiremos. Um ótimo início de ano para todos e me aguardem que qualquer dia chego por aí!!
Abraços
Márcia Portela