No dia 18
de fevereiro retomaremos nossas atividades pedagógicas. É mais um ano
letivo que se inicia e que traz consigo novos anseios, esperanças, expectativas e
desejos de mudanças reais. Nos últimos anos, temos enfrentado vários problemas,
que prejudicam todo e qualquer planejamento realizado - a começar pela falta de
professores de determinadas disciplinas, materiais de apoio [como os livros
didáticos], merenda, transporte escolar e até água. Então, o que fazemos é tentar
“apagar incêndios”, correr atrás de prejuízos provocados por situações variadas
do cotidiano, pelas demandas inesperadas, tendo que respondermos rapidamente a
elas de tal forma que não temos tempo de pensar, de planejar. Todas
as faltas citadas levam, desde o início, à falta de credibilidade na escola - tanto por parte dos alunos, quanto dos pais e profissionais que dela fazem
parte. Por isso, o ideal é iniciarmos o ano letivo com toda essa estrutura básica preparada
para recebermos nossos alunos.
Na nossa
primeira reunião anual (2013) no Centro de Educação Rural Alfredo Mesquita
Filho, fomos orientados a repensar alguns pontos importantes do nosso Projeto
Político Pedagógico, que devem ser analisados, discutidos e reavaliados pelo
grupo: Qual a missão da escola? Qual a sua visão de futuro? Ora, compreender
a missão da escola diante da complexidade social vivenciada atualmente torna-se
essencial para avaliar sua tarefa diante de tantas transformações [sociais e
culturais] e de suas implicações no processo educativo. Penso que a nossa
missão como escola é proporcionar um ensino de qualidade, que garanta
inclusão, acesso e permanência, promovendo uma aprendizagem significativa para
a vida. Queremos proporcionar a formação de sujeitos participativos, criativos,
responsáveis, capazes de interagir socialmente com responsabilidade ética e
ambiental na construção de nossa história. Seguindo essa linha de pensamento, a
escola tem o compromisso de respeitar os saberes dos alunos aproveitando
suas experiências, discutindo suas realidades, associando seus saberes com os
saberes curriculares, resgatando e valorizando suas diversidades culturais como
forma de enriquecer conhecimentos na eterna e constante dialética do ensinar e
aprender. Frente a essa missão nossa visão de futuro é sermos reconhecidos como
referência em educação de qualidade, comprometidos com a formação de cidadãos
críticos, éticos, responsáveis, conscientes e capazes de cumprir com
responsabilidades sociais, respeitando a diversidade, as diferenças e o meio
ambiente.
Por fim,
temos de organizar também um cronograma de leitura e aperfeiçoamento do nosso Projeto Político Pedagógico, do Regimento Interno Escolar, do Conselho Escolar e do Caixa Escolar. São ações relevantes
pois o bom funcionamento da unidade escolar depende de toda essa estrutura
interna, o que resultará certamente em melhor rendimento e aprendizagem
de nossos alunos. Que tenhamos dias melhores na educação macaibense.
Um comentário:
Caros professores do CERU.
Concordo com os pontos abordados e comprometo-me a colaborar com a Educação Pública de Macaíba. Temos muito a fazer, mas dando um passo de cada vez conseguiremos. Um ótimo início de ano para todos e me aguardem que qualquer dia chego por aí!!
Abraços
Márcia Portela
Postar um comentário