Minha lista de blogs

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Mãe Terra: o que deixaremos para seus filhos?



DIÁLOGO COM A TERRA
ENCENAÇÃO TEATRAL
(apresentada em dezembro de 2011)
 
Mãe Terra (de cabeça baixa, triste). Chega um jovem e a interroga:
Jovem : Desculpe incomodá-la Mãe Terra, mas eu gostaria de saber o que está acontecendo com você, por que anda tão triste, desolada?
Terra: Pois é, você me chama de Mãe, e com carinho, mas nem todos os seres humanos me tratam assim. Estou muito doente, e a culpa é de alguns de meus filhos.
Jovem: mas o que você está sentindo?
Terra: estou com muita febre e um grande desequilíbrio em todos os meus sistemas.
Jovem: mas desde quando você está assim?
Terra: A situação começou a piorar de uns 260 anos para cá, quando o  homem começou a criar máquinas que começaram a poluir tudo: solo, água, ár. Não é um tempo tão longo assim, já que tenho bilhões de anos... mas... tudo está acabando rapidamente...
Jovem: como era antes?
Terra: Sempre trabalhei movida pelas energias de minhas entranhas para criar uma atmosfera e um clima favorável à vida. Criei o que vocês chamam de meio ambiente, que na verdade é o bom ambiente para a vida: nem quente, nem frio demais.
Jovem: E como está agora?
Terra: os ursos polares estão ficando sem casa devido ao derretimento das geleiras; pessoas cortam árvores na Amazônia ou em qualquer outro bioma sem nenhum controle; há lixo espalhado por toda a parte, poluindo o solo, as águas e o ar. As grandes indústrias, na ganância de lucros cada vez maiores, produzem produtos que lançam uma enorme quantidade de gases venenosos na atmosfera. O problema é que quanto mais esses gases se concentram no ar, mas provocam efeito estufa.
Jovem: Efeito estufa? O que é isso?
Terra: É quando o calor dos raios solares que aquecem a Terra tem dificuldade em se espalhar no espaço e fica preso abaixo dessa camada de gases. Como a humanidade vem acumulando uma grande quantidade de carbono desde a  Revolução Industrial, a temperatura aumentou e vem causando o que chamamos de Aquecimento Global.
Jovem: É verdade, ando sentindo mesmo muito calor nos últimos tempos! Mas ninguém se importa com essa situação? Podemos ser exterminados e ninguém está ligando??? É muito triste!
Terra: Nem todos. Muitas pessoas até percebem os problemas  ambientais, se preocupam com eles, mas é preciso que mais pessoas tenham consciência da gravidade da situação e procurem fazer mais... a vida pede socorro, a criação geme, precisamos ser rápidos e agirmos enquanto ainda há tempo.

Nenhum comentário: